Artes Visuais - Aula 12
Artes Visuais - Aula 12
A arte pré-colombiana
Ao chegar à América, no fim do século XV, os espanhóis encontraram civilizações bem organizadas. A arte desenvolvida por essas culturas antes da chegada dos europeus é comumente chamada pré-colombiana. Trata-se especificamente das manifestações culturais do México, América Central e do norte da América do Sul, principalmente no Peru.
Sua descoberta não teria sido possível se a Europa não estivesse passando por um grande florescimento cultural e tecnológico, resultante em grande medida do espírito humanista. As origens dessas culturas são complexas e têm raízes em populações pré-históricas dispersas por várias regiões do continente. Assim, ao falarmos em arte pré-colombiana, nos referimos à arte dessas civilizações mais organizadas, uma vez que não há muita informação sobre a produção de populações remotas e dispersas pelo continente americano.
A arte dos antigos povos mexicanos
Entre as civilizações mais instáveis que se desenvolveram no território hoje ocupado pelo México, é importante mencionar os olmecas. Considera-se que essa civilização tenha existido entre os anos 1100 a.C. a 200 d.C. e produzido principalmente esculturas rústicas, mas de grande força expressiva, muitas vezes com materiais raros, como o jade. Suas obras impressionam também pela monumentalidade, como é o caso da escultura de uma cabeça com proporções imensas, atualmente preservada no Museu de Antropologia, na Cidade do México.
Na parte sul da mesma região, na península do Iucatã, fixou-se a civilização maia, cuja formação histórica se iniciou por volta de 1000 a.C. e cujo período de desenvolvimento mais significativo ocorreu entre os anos 300 e 1000 da era cristã. Quando os colonizadores espanhóis chegaram à América em 1492, essa cultura já se encontrava em declínio.
Os maias construíram grandes cidades e desenvolveram uma arquitetura monumental, da qual são exemplos obras encontradas em diversas regiões do sul do México, da Guatemala e de Honduras. As construções maias são, em geral, de dois tipos: pirâmide e palácio.

Cabeça monumental (850-150 a.C.)
escultura olmeca - 270cm x 190cm
Templo das inscrições em Palenque, México
forma de pirâmide
Além da arquitetura, a arte maia se manifestou na escultura, que decora os templos e os palácios ou que se apresenta sob forma de pequenas figuras, como a escultura A tecelã.
A escultura Rainha de Uxmal - uma figura humana saindo da boca de uma serpente - fazia parte da decoração de um templo maia. A denominação "rainha" foi-lhe atribuída por pesquisadores do século XIX.
Aluno: Luiz Felippe
ResponderExcluirLeitura interessante