Artes Visuais - Aula 12

Artes Visuais - Aula 12

A arte pré-colombiana

Ao chegar à América, no fim do século XV, os espanhóis encontraram civilizações bem organizadas.  A arte desenvolvida por essas culturas antes da chegada dos europeus é comumente chamada pré-colombiana.  Trata-se especificamente das manifestações culturais do México, América Central e do norte da América do Sul, principalmente no Peru.
Sua descoberta não teria sido possível se a Europa não estivesse passando por um grande florescimento cultural e tecnológico, resultante em grande medida do espírito humanista.  As origens dessas culturas são complexas e têm raízes em populações pré-históricas dispersas por várias regiões do continente.  Assim, ao falarmos em arte pré-colombiana, nos referimos à arte dessas civilizações mais organizadas, uma vez que não há muita informação sobre a produção de populações remotas e dispersas pelo continente americano.

A arte dos antigos povos mexicanos

Entre as civilizações mais instáveis que se desenvolveram no território hoje ocupado pelo México, é importante mencionar os olmecas.  Considera-se que essa civilização tenha existido entre os anos 1100 a.C. a 200 d.C. e produzido principalmente esculturas rústicas, mas de grande força expressiva, muitas vezes com materiais raros, como o jade.  Suas obras impressionam também pela monumentalidade, como é o caso da escultura de uma cabeça com proporções imensas, atualmente preservada no Museu de Antropologia, na Cidade do México.

Na parte sul da mesma região, na península do Iucatã, fixou-se a civilização maia, cuja formação histórica se iniciou por volta de 1000 a.C. e cujo período de desenvolvimento mais significativo ocorreu entre os anos 300 e 1000 da era cristã.  Quando os colonizadores espanhóis chegaram à América em 1492, essa cultura já se encontrava em declínio.

Os maias construíram grandes cidades e desenvolveram uma arquitetura monumental, da qual são exemplos obras encontradas em diversas regiões do sul do México, da Guatemala e de Honduras.  As construções maias são, em geral, de dois tipos: pirâmide e palácio.

Pré-ColombianArte: A arte dos povos mexicanos
Cabeça monumental (850-150 a.C.)
escultura olmeca - 270cm x 190cm


As 14 pirâmides mais impressionantes do continente americano ...









Templo das inscrições em Palenque, México
forma de pirâmide

Mayan, ruínas, em, uxmal, a, palácio governador, yucatan, méxico ... Palácio do governador em Uxmal, Iucatã, México

Além da arquitetura, a arte maia se manifestou na escultura, que decora os templos e os palácios ou que se apresenta sob forma de pequenas figuras, como a escultura A tecelã.
A escultura Rainha de Uxmal - uma figura humana saindo da boca de uma serpente - fazia parte da decoração de um templo maia.  A denominação "rainha" foi-lhe atribuída por pesquisadores do século XIX.

Pré-ColombianArte: A arte dos povos mexicanosPré-ColombianArte: A arte dos povos mexicanos













Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Artes Visuais - Aula 18

Artes Visuais - Aula 01

Artes Visuais - Aula 20 B