Artes Visuais - Aula 17

AULA 17

 Arte no Egito (cont.)

- Pintura:

Como dito anteriormente, a arte egípcia estava intimamente ligada à religião, servindo de veículo para a difusão de preceitos e crenças religiosas.  Por isso, obedecia a uma série de padrões e regras.  Tratava-se de uma arte anônima, pois a obra deveria revelar perfeito domínio das técnicas de execução, e não o estilo de quem a criava.

Entre as regras a serem seguidas no baixo-relevo e na pintura destaca-se a lei da frontalidade, que determinava que o tronco e o olho da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e pés, de perfil (de lado).  O tamanho das pessoas varia em função da posição social de cada uma delas, por exemplo: o faraó é maior que sua esposa, que é maior que o sacerdote, depois, vem o escriba, os soldados e, por último, o povo.  Na pintura as figuras masculinas se apresentam em vermelho e as femininas em ocre.

Resultado de imagem para lei da frontalidade | Deuses egípcios ...




- Escultura:

Os monumentos e a maioria das esculturas tem grande dimensão.  Assim como os egípcios acreditavam na preservação dos corpos dos faraós, mumificando-os, também acreditavam que deveria haver uma cópia da cabeça do rei esculpida em pedra, para que ele continuasse a viver para sempre.  Um nome egípcio para escultor, era "aquele que mantêm vivo".  As esculturas não demonstravam nenhum tipo de expressão.  Sua forma era rígida e sem detalhes. 

                    Reparem nos detalhes precisos desta obra de arte. Exposto no Museu ...                           Miquerinos - Faraó do Egito Antigo - Egito Antigo
                    Urna de Tutankhamon                              Miquerinos e a Rainha

Nefertiti – Wikipédia, a enciclopédia livre                    História com Gosto: O Escriba Sentado - Museu do Louvre
                             A Rainha Nefertiti                                   Escriba sentado





Atividades:

T2. Lei da frontalidade
Pegue uma folha de papel ofício (de preferência na vertical) e desenhe uma figura humana seguindo a Lei da Frontalidade.  Você pode desenhar um egípcio, mas, vamos  atualizar?  Que tal experimentar a lei da frontalidade com outro personagem? Poderia ser um skatista, uma bailarina ou um jogador de futebol. É só escolher o que quiser.  Desenhe também o local que este personagem se encontra. E agora é só colorir! Vamos lá!


   




  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Artes Visuais - Aula 18

Artes Visuais - Aula 01

Artes Visuais - Aula 19