Artes Visuais - Aula 21D
Aula 21D
Arte Grega (cont.)
Arquitetura
As casas dos gregos eram pequenas e simples. Em contraste, os arquitetos gregos demonstraram grande habilidade em seus projetos de templos. Além de construírem ginásios, estádios, hipódromos e teatros (na forma de um meio círculo).
Foi no período Clássico que os gregos atingiram o seu apogeu na arquitetura. Após uma invasão persa em 480 a.C., Atenas foi reconstruída. Esculturas, templos, edifícios públicos e, principalmente, um planejamento urbanístico, iriam transformar Atenas no mais importante conjunto arquitetônico da Grécia Antiga. É a Acrópole e famosos edifícios gregos (templos) estão situados nela, como: o Parthenon, o Propileu e o Erectêion.
A estrutura arquitetônica dos templos gregos é muito parecida. A planta baixa é retangular, colunas rodeiam o edifício, há o frontão triangular (triângulo que fica na frente do monumento) e não há teto. Os templos são abertos em cima, porque serviam para abrigar apenas as esculturas dos deuses gregos.
Parthenon e sua planta baixa
Você sabe o que é uma planta baixa? É o desenho de uma construção vista do alto, como se não existisse o teto. As paredes, janelas, colunas... são substituídas por linhas finas, grossas, tracejadas, pontilhadas ou pontos.
Na planta acima, não existe janelas. As linhas finas representam degraus, as linhas grossas paredes e os pontos são colunas.
Há três ordens ou estilos de arquitetura grega: a dórica (a mais antiga), era simples e maciça; a jônica (a mais elegante) sugeria leveza; a coríntia (a mais decorativa).
A parte de cima da coluna chama-se capitel.
Na Grécia clássica, os teatros eram divididos em três partes distintas: a orquestra, espaço circular em que os atores e o coro representavam ou dançavam; uma espécie de arquibancada em semicírculo, construída na encosta de uma colina e reservada aos espectadores; e o palco, onde os atores se preparavam para entrar em cena e eram guardados os cenários e as roupas usadas nas representações. Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído no século IV a.C.
Planta Baixa
Teatro de Epidauro, 350 a.C.
Atividade:
T5. capitel coríntio
Observe o capitel coríntio abaixo.
Desenhe uma coluna grega que tenha um capitel coríntio. Lembrando que este capitel possui muitas folhas e flores em sua ornamentação. Agora é só colorir!!
Eu amei desenhar o capitel coríntio.
ResponderExcluirgostei bastante da materia !,achei beem legal desenhar o capitel corintio
ResponderExcluirYAMIN TEIXEIRA LOBATO DA SILVA: Gostei muito da matéria, achei bem legal desenhar o capitel coríntio!
ResponderExcluirTambém gostei de desenhar.
ResponderExcluirGostei muito da matéria
ResponderExcluirN sou muito boa em desenho mais gostei de conhecer e desenhar o capitel coríntios
ResponderExcluirgostei muito
ResponderExcluiradorei
ResponderExcluirmuito legal este trabalho, me interessei bastante. amei desenhar!
ResponderExcluirMaria Eduarda Pessanha Moraes, vários pontos interessantes, mas fiquei encantada com a planta baixa, que é o desenho de uma construção vista do alto.
ResponderExcluir