Artes Visuais - Aula 11
Artes Visuais
Aula 11
Arte Indígena (cont.)
A cerâmica, o trançado e a tecelagem
O empenho indígena em fazer belos objetos utilitários para o uso na vida comunitária pode ser apreciado principalmente na cerâmica, no trançado e na tecelagem.
As peças de cerâmica que se conservaram ao longo do tempo testemunham costumes de diferentes povos indígenas já desaparecidos, numa linguagem artística que nos impressiona. É o caso, por exemplo, das cerâmicas marajoara e santarena. Também merecem destaque a cerâmica decorada com desenhos impressos por incisão dos Kadiwéu, os vasos zoomórficos dos Juruna e as bonecas de barro dos Karajá.
Da arte de trançar e tecer, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) destacou realizações indígenas como "as vestimentas e as máscaras de entrecasca, feitas pelos Tukuna e primorosamente pintadas; as admiráveis redes ou maqueiras (rede indígena para dormir, em geral tecida com fibras de tucum, um tipo de palmeira) do rio Negro; as belíssimas vestes de algodão dos Paresi que também, lamentavelmente, só se podem ver nos museus".
Com grande disponibilidade de matérias-primas, como folhas, palmas, cipós, talas e fibras, os indígenas produzem uma variada gama de peças de vestuário, cestas e redes, além de peneiras e abanos.
Atividade:
T10. Índio
Observe os desenhos geométricos, da pintura corporal indígena. Vamos fazer a pintura
corporal do índio? Vamos cobrir com canetinha os diversos desenhos geométricos
feitos e não esqueça de colorir o índio com lápis de cor, pois ele não é branco.
Agora sim podemos completar os
detalhes do trabalho. Esse índio tem cocar? O que tem na mão? Chocalho, lança
ou arco e flecha? Usa mais enfeites, como colar, pulseira, bracelete de
sementes e penas? Vamos completar os detalhes? Agora é
só colorir e caprichar.
interessante
ResponderExcluir