Artes Visuais - Aula 02

      Artes Visuais - Aula 02

Leia o texto:

.O Vale dos Sentimentos
     Neste vale moravam todos os sentimentos do mundo. E cada qual tinha seu nome: Alegria, Tristeza, Sabedoria, Determinação, etc.  E, apesar de serem tão diferentes, se davam muito.  Até os sentimentos como Orgulho, Tristeza e Vaidade não tinham problemas entre si.  Mas era no fundo do vale, na última das casinhas, que morava o mais bonito dos sentimentos.  Era o AMOR!!! Ele era tão bom, que quando os outros sentimentos chegavam perto dele, ficavam muito mudados. Eles sabiam que dentre eles, o AMOR era o melhor.
     Porém, no mesmo vale, num lugar mais afastado... havia um castelo.  E era lá que morava um sentimento que não tinha nadinha de bom.  Era a Raiva. E a Raiva, de tão ruim que era, não gostava dos outros moradores do vale. Por isso, quando acordava de mau humor, fazia de tudo para estragar a beleza do lugar.
     Certo dia, teve uma ideia.  Foi até o calabouço e preparou a poção mais esquisita e estraga prazeres de que se teve notícia. E a fumaça da poção tomou conta do lugar e do vale. E se transformou numa tempestade como nunca se tinha visto antes.
      Quando o vale se encheu de raios, chuva e vento, todos correram para se proteger. O Egoísmo foi o primeiro a se esconder, deixando todos para trás. A Riqueza recolheu tudo que era seu, antes de se abrigar. A Tristeza... a Sabedoria... a Vaidade... todos conseguiram chegar em suas casas a tempo.
    Menos o AMOR. Ele estava tão preocupado em ajudar os outros sentimentos que acabou ficando para trás. E eis que uma coisa ruim aconteceu. CABRUM!!!!
     A Raiva deu sua tarefa por cumprida e foi dormir. Quando a tempestade passou, os sentimentos puderam abrir as janelas aliviados.  Mas ao saírem, eles sentiram uma coisa diferente no ar.
      Algo que nunca tinha acontecido antes. Foi então que eles viram. O que aconteceu com o AMOR? Ele não se mexe. Tá tão parado que até parece que... morreu.
    Nisso, a Tristeza se pôs a chorar. O Orgulho não aceitava. Disse que era mentira. A Riqueza disse que era um desperdício. E a Alegria, pela primeira vez, não sorriu.
    Foi aí que algo estranho veio à tona. Os sentimentos começaram a ter desavenças. Porque, sem o AMOR para uni-los, as diferenças apareceram. A situação já estava bem ruim quando eles repararam que estavam sendo observados.
     Alguém que eles nunca tinham visto ali, antes. Então. O estranho se ajoelhou na frente do AMOR. Tocou-o calmamente e ele abriu os olhos. Ele não morreu, gritavam todos os outros sentimentos.
     Foi aí que o estranho se apresentou. Sou o TEMPO. E todos comemoraram porque o AMOR estava vivo. E sempre vai estar. Porque não há nada que acabe com o AMOR tendo o Tempo ao seu lado para ajudá-lo. E a paz ainda reina por muito, muito tempo no Vale dos Sentimentos.
(Anônimo)

  Material:

. 2 folhas de papel ofício ou a impressão da folha modelo
. Lápis e borracha
. Lápis de cor e/ou giz de cera e/ou canetinha
. E/ou cola e tesoura e revistas velhas

T2. Atividade três em um:
Após a leitura do texto "O Vale dos Sentimentos" você irá desenvolver três desenhos. Poderá utilizar a folha modelo através da impressão ou irá trabalhar com três metades da folha de papel ofício. Dessa forma, dobre duas folhas ofício inteiras e corte-as ao meio. O trabalho de desenho deverá ser colorido com lápis de cor ou outro material que tenham. Poderão utilizar colagem de revista também e palavras soltas e destacadas dentro da composição. 
Não utilizando a folha modelo, desenvolva os temas usando as três partes da folha na horizontal.

Tema 1: Um sentimento
Escolha apenas um sentimento anotando-o  em alguma parte da folha. Desenvolva de forma figurativa uma situação ou paisagem que passe esta emoção. Não esqueça de anotar o sentimento utilizado.

Tema 2: Situação atual
O que está acontecendo na sua visão? A situação da cidade... vale qualquer ponto da cidade ou acontecimento. Ruas, parque, hospital, idosos, trabalho, crianças, escola, etc. Escolha um que você considera importante e desenhe.

Tema 3: Um bom momento
Um momento de diversão, de brincadeira, de família ou o que está gostando de fazer nesse momento ou que gosta de fazer.

Se quiser, escreva na parte detrás da folha, poucas linhas sobre o seu trabalho ou parte dele. .














Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Artes Visuais - Aula 18

Artes Visuais - Aula 01

Artes Visuais - Aula 19